Secretaria dos Direitos Humanos participou da abertura do I Seminário Internacional da AESP/CE

26 de setembro de 2023 - 15:50 # # #

Texto: Gabriela Vieira

Na manhã desta terça-feira (26), a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih-CE) participou da abertura do I Seminário Internacional da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE). Em dois dias de programação, o evento discute segurança pública, direitos humanos e atuação policial junto aos grupos vulneráveis e acontece na sede da Aesp com transmissão ao vivo pelo Youtube Aesp TV.

Disseminar uma cultura voltada à defesa dos Direitos Humanos é uma das missões da Sedih, desde sua criação em fevereiro de 2023. “Todos nós somos iguais e temos que respeitar e entender o outro. É assim que se constrói um país livre e de inclusão. Fico muito feliz em ver esforços da gestão da Segurança Pública do nosso Estado em cuidar de grupos vulneráveis. E tudo começa aqui, nessa Academia, na formação dos agentes”, pontua a Secretária dos Direitos Humanos, Socorro França. 

O Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, falou sobre a importância de eventos como esses que fazem com que os agentes pensem sobre Direitos Humanos e que ainda podem otimizar o trabalho da polícia. 

“É através da qualificação, da formação continuada, que teremos uma Segurança Pública eficiente. É necessário que o Estado pratique uma democratização positiva, seguindo um dos fundamentos da nossa constituição que é a dignidade da pessoa humana”, reforça o diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto.

Além da Secretária Socorro França, a Sedih esteve representada também pelo secretário executivo de Direitos Humanos, Jovanil Oliveira. 

Participaram da abertura ainda a secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira, a secretária da Diversidade, Mitchelle Meira, o diretor-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez, Comando-geral da Polícia Militar do Ceará, Coronel Klênio Savyo, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, coronel Cláudio Barreto, Perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará, Júlio Torres, Superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, Nabupolasar Feitosa, Delegado Regional Executivo da Polícia Federal, Paulo Henrique Oliveira.