Institucional

 

A Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará foi criada para atuar de forma direcionada na gestão de políticas públicas relativas aos Direitos Humanos no Estado. Por meio de ações afirmativas e assertivas, objetiva-se contribuir com a garantia da liberdade, igualdade e dignidade do povo cearense. 

 

A Lei nº 18.310, de 17 de fevereiro de 2023, criou a pasta e determinou as competências que coordenam essa atuação. A Secretaria é responsável por realizar articulações, ações e desenvolver estudos referentes aos direitos civis, políticos, sociais, econômicos, às liberdades públicas e à promoção da igualdade de direitos e oportunidades para todas as pessoas. Confira no Decreto Nº35.371, de 31 de março de 2023, que fala sobre a estrutura da Secretaria.

 

Os Direitos Humanos se adaptam e incorporam avanços com o passar dos anos. Consistem em direitos e liberdades que devem ser garantidos, pautados no respeito à individualidade e na garantia de condições de vida digna a todas as pessoas, independente da condição social, cultural ou econômica de cada um.

 

Missão

Promover e defender os Direitos Humanos, visando garantir a Justiça Social, com equidade, de forma inclusiva, transversal, intersetorial e participativa.


Visão

Ser referência para a sociedade na gestão das políticas públicas dos Direitos Humanos.


Valores

– Flexibilidade às mudanças;

– Foco em resultados;

– Competência e comprometimento profissional;

– Equidade;

– Humanização;

– Liberdade;

– Acessibilidade;

– Respeito;

– Solidariedade;

– Eficiência, eficácia e efetividade;

– Participação social;

– Valorização dos colaboradores;

– Visão holística;

– Governança e Gestão Participativa;

– Fomento à inovação;

– Compromisso com a sociedade;

– Ética e transparência;

– Cultura de paz;

– Conduta anti-racista, anticapacitista e antietarista;

– Imparcialidade.