Políticas para pessoas idosas são foco de eventos realizados pela Secretaria dos Direitos Humanos
11 de outubro de 2023 - 18:34 #Eventos #Pessoas Idosas
Texto: Gabriela Vieira / Fotos 1, 2 e 3: Estácio Jr. - Governo do Ceará
Na última terça-feira (10), a Secretaria dos Direitos Humanos realizou o Fórum Internacional da Política da Pessoa Idosa. O evento reuniu importantes atores dessa política transversal no Estado e também representantes da sociedade civil, discutindo a temática “20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa no Brasil: A promoção da Cultura de Paz e a proteção das pessoas idosas”. Com apoio da Assembleia Legislativa do Ceará e da Universidade Católica Portuguesa, a programação aconteceu no Auditório Murilo Aguiar, em Fortaleza.
A secretária dos Direitos Humanos, Socorro França, evidenciou a importância da realização do evento como forma de celebrar as conquistas do Estatuto mas buscar a efetivação das mesmas. “A gente tem que refletir, enquanto sociedade, para reverter um quadro de desumanização e violência que acomete as pessoas idosas. É essencial que vejamos o que podemos fazer, até onde podemos ir, para combatermos as violências e, juntos, construirmos políticas assertivas ”, reforçou.
Em palestra realizada no evento, o professor doutor Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa, apresentou o envelhecimento positivo como uma forma de fortalecer os cuidados com a pessoa idosa, com foco no combate à solidão como uma importante ferramenta. “Muitas vezes as pessoas trabalham a vida inteira e ao parar de trabalhar tem a convivência social diminuída, como uma guilhotina social. Cada um devia ter e gerir seu processo de envelhecimento”, afirmou o professor.
O Ceará é destaque nacional na atuação com a pauta da política da pessoa idosa, como afirma o advogado cearense e atual presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Raphael Castelo Branco. “Podemos falar da interinstitucionalidade dessa atuação, quando temos a participação do legislativo, um trabalho responsável acontecendo no Tribunal de Justiça do Ceará, além de várias representações do executivo. É de fato de chamar atenção como temos um bom diálogo e o Ceará parte na frente dos demais Estados”, pontuou.
Durante a programação, também foram apresentadas discussões sobre Justiça Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz, com fala de Nádia de Paula, que atua com essa temática na Sedih, e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, por meio da coordenadora Vyna Leite.
Por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará atua diretamente com a articulação e o desenvolvimento dessa temática no Estado. À Secretaria também está vinculado o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, que fortalece a atuação interinstitucional e o controle social da pauta.
A programação faz parte das ações voltadas à celebração do Dia Internacional da Pessoa Idosa e ao aniversário de 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, comemorados em 1º de outubro. Também nesse sentido, ação cultural voltada a essa população aconteceu no primeiro domingo do mês na Estação das Artes. Foi realizada também atuação conjunta com a Secretaria da Educação para a realização do I Colóquio Luso – Brasileiro de Educação Inclusiva e Intergeracionalidade, entre outras ações.
Inclusão e educação
Evento realizado em parceria com a Secretaria da Educação e a Universidade Católica Portuguesa mobilizou o aspecto educacional relacionado à política da pessoa idosa. Em um dia inteiro de programação, o I Colóquio Luso – Brasileiro de Educação Inclusiva e Intergeracionalidade proporcionou discussões diversas sobre inclusão e educação nesta quarta-feira (11).
Na ocasião, o secretário executivo dos Direitos Humanos, Jovanil Oliveira, e a coordenadora de políticas públicas para pessoas idosas, Vyna Leite, apresentaram o papel das políticas públicas e da participação social no envelhecimento ativo e cidadão no Brasil.