Evento realizado em Sobral celebrou atuação da mediação comunitária no município
13 de novembro de 2023 - 19:02 #Mediação #mediação comunitária
Texto: Gabriela Vieira
Na última sexta-feira (10), a mediação comunitária ganhou destaque em Sobral com a celebração de 10 anos do Núcleo de Mediação Comunitária (Numec) do Ministério Público do Estado do Ceará no município. A mediação é uma das áreas de atuação da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará, que esteve representada no evento pela titular da pasta, Socorro França.
Na ocasião, a secretária ministrou palestra sobre mediação, um instrumento de resolução de conflitos que fortalece uma cultura de combate à violência. Através desse método, os mediadores facilitam a comunicação entre as partes das situações, fortalecendo o diálogo como ferramenta e contribuindo com a busca por um entendimento.
No Ceará, juntamente com a justiça restaurativa e a cultura de paz, a mediação de conflitos integra pela primeira vez a estrutura do poder executivo, instaurada como política a ser trabalhada pela Secretaria dos Direitos Humanos desde sua criação, em fevereiro de 2023. Atualmente, são realizadas ações junto ao Tribunal de Justiça do Ceará e à Justiça Federal, articuladas por meio de convênios, além da atuação integrada com as demais políticas da Secretaria.
“Por meio de convênios com o sistema de justiça, hoje nós temos mais de 80 pessoas cumprindo penas através da Justiça Restaurativa, da Mediação e da Cultura de Paz, possibilitando que possam restaurar atos que foram praticados em determinado momento. Além disso, temos construído o Conselho que atua com essas temáticas, para que elas sejam fortalecidas como políticas públicas que mereçam respeito, que tem que ser ajudadas, para que nós possamos crescer na paz”, pontua Socorro França.
Durante o evento de aniversário do NUMEC de Sobral, foram prestadas ainda homenagens àqueles que, voluntariamente, prestam serviços de mediação de conflitos nas comunidades do município de Sobral.