Novos integrantes da sociedade civil são eleitos para o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará 

5 de janeiro de 2024 - 11:49 # # #

Texto: Gabriela Vieira

Na tarde de quinta-feira (4), novos membros da sociedade civil foram eleitos para o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (CEDEF-CE). A eleição aconteceu durante reunião ordinária do colegiado, realizada na Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará, elegendo oito instituições que representam as deficiências intelectual/TEA, múltipla, física, orgânica, visual e auditiva.

As instituições foram eleitas em conformidade com o edital Nº 012023 do CEDEF, sendo elas: Fundação Projeto Diferente; Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas – ABRAÇA; Associação dos Moradores do Conjunto Tancredo Neves – AMCTN; Associação Cearense do Esporte Adaptado – ACEA; Associação D’Eficiência Superando Limites – ADESUL; Associação dos Ostomizados do Estado do Ceará – AOECE; Associação de Cegos do Estado do Ceará – ACEC; Federação de Desportos de Surdos do Ceará – FDSC. 

O colegiado reúne instituições do poder público e da sociedade civil, a fim de promover discussões e ações interinstitucionais que resultem em políticas públicas focadas nas pessoas com deficiência. Além do colegiado, a Secretaria dos Direitos Humanos atua com essa temática também por meio da Coordenadoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência.

“Na nossa sociedade é essencial que tenhamos a participação da população para exercermos a democracia. Os colegiados cumprem esse papel diretamente no setor público, trazendo a sociedade civil para dentro das mais diversas e importantes discussões que temos. É com muita alegria que recebemos os novos integrantes do CEDEF, que certamente irão fortalecer essa temática no Estado”, pontua a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.

Instituições eleitas para o CEDEF por meio do edital  Nº 012023 do CEDEF:

Representando a Deficiência Intelectual/TEA:
Fundação Projeto Diferente
Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas – ABRAÇA

Representando a Deficiência Múltipla:  

Associação dos Moradores do Conjunto Tancredo Neves – AMCTN
Associação Cearense do Esporte Adaptado – ACEA

Representando a Deficiência Física:
Associação D’Eficiência Superando Limites – ADESUL

Representando a Deficiência Orgânica:
Associação dos Ostomizados do Estado do Ceará – AOECE

Representando a Deficiência Visual:
Associação de Cegos do Estado do Ceará – ACEC

Representando a Deficiência Auditiva:
Federação de Desportos de Surdos do Ceará – FDSC

Clique aqui para conferir o resultado oficial