Sedih realiza articulações para realização de programação em alusão aos 60 anos da ditadura Civil-Militar no Brasil
23 de fevereiro de 2024 - 11:00 #60 anos ditadura #democracia #Memória e Verdade
Texto: Gabriela Vieira
Este ano o Brasil chega ao marco de 60 anos da ditadura Civil-Militar de 1964, que cessou liberdades e direitos da população, e ocasionou uma série de episódios violentos em todo o país. Com o intuito de contribuir com o fortalecimento da democracia e dos direitos humanos, o eixo de Memória, Verdade e Justiça da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) está construindo ações de educação em direitos humanos em alusão ao aniversário do golpe. Na última semana, representantes da pasta estiveram reunidos para debater essas ações.
A Sedih esteve reunida com representantes da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) e da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). No encontro foram discutidos o andamento de projetos que devem contribuir com a educação formal e não formal no Ceará, no que tange ao contexto histórico do golpe militar no estado.
Fruto de acordo de cooperação assinado entre as instituições presentes, o encontro também debateu programações que devem acontecer sobre a temática ao longo dos próximos meses.Participaram do encontro Jovanil Oliveira, secretário executivo de Direitos Humanos da Sedih, Lúcia Alencar, do eixo de memória, verdade e justiça da pasta, Viana Júnior, representando a Secult, Joécio Dias, representando a Seduc, Renato Roseno e Ana Wládia, representando a Comissão de Direitos Humanos da Alece.
Ainda esta semana, representantes de organizações da sociedade civil também estiveram na Sedih para discutir atividades de memória em alusão aos 60 anos da ditadura militar no Brasil. A participação social e a colaboração interinstitucional deve resultar em ações integradas em prol da democracia e do combate a qualquer tipo de violação de direitos humanos no Ceará.