Secretaria dos Direitos Humanos debateu parcerias e atuação conjunta com Instituto Brasileiro de Direito de Família no Ceará
27 de fevereiro de 2024 - 15:39 #Parcerias
Texto: Gabriela Vieira
Na última segunda-feira (27), a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) recebeu representantes do Instituto Brasileiro de Direito de Família – Seção Ceará (IBDFAM – CE) em reunião na sede da pasta. O encontro buscou abrir caminhos para a criação de parcerias que fortaleçam as políticas de direitos humanos, com foco em públicos atendidos por ambas as instituições.
Durante a reunião, foi debatida uma proposta de um termo de cooperação técnica entre as instituições, com fins de formalizar o apoio mútuo entre Sedih e IBDFAM, proporcionando a realização de ações, projetos e eventos que promovam a justiça social no Ceará.
A secretária dos Direitos Humanos, Socorro França, destacou que o país vive um momento raro de inclusão das populações mais vulneráveis. “Vejo o IBDFAM olhando para o que há de mais importante quando pensamos em mudar a realidade do Brasil que são as famílias. Se quisermos transformar algo, precisamos começar pela base. E essa intersetorialidade do setor público com as instituições sociais é salutar para que isso aconteça”, afirmou a secretária.
A presidente do IBDFAM-CE e advogada, Gabriela Lima, apresentou as políticas de atuação da instituição, além de pontuar que as mais diversas comissões da instituição estão a serviço da sociedade e atentas para as principais necessidades da população. “Nós temos pautas de atuação similares e com isso podemos fortalecer as políticas. Com esse trabalho conjunto a gente tem mais força e a rede estando atuante conseguimos fortalecer nossos objetivos”, completou a advogada.
Estiveram presentes na reunião ainda, representando a Sedih, o secretário executivo de Direitos Humanos, Jovanil Oliveira, e representantes da Coordenadoria de Políticas Públicas de Direitos Humanos, da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência e do Centro de Referência em Direitos Humanos. Diversas comissões do IBDFAM-CE estiveram também representadas por suas presidências.