Sedih realiza atividades em alusão à Semana Estadual do Migrante e do Refugiado

20 de junho de 2024 - 16:15 # # #

Texto: Gabriela Vieira

No Ceará, a Semana Estadual do Migrante e do Refugiado integra o Calendário Oficial de Eventos e de Datas Comemorativas do Estado e é celebrada anualmente na semana do dia 25 de junho, Dia Nacional do Imigrante. Em alusão a esta data, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) realiza uma série de atividades. 

A programação, que acontece por meio do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, inclui atividades formativas, de regularização documental, e também de incentivo profissional aos migrantes que vivem no Ceará.

Fortalecendo o processo artesanal dos refugiados venezuelanos indígenas da etnia Warao, a Sedih promove a Feira Artesanato Warao, com migrantes desse grupo que foram certificados artesãos pela Central de Artesanato do Ceará (CEART). Nos dias 21 e 23/6, eles comercializam peças na Feira do Migrante da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e na Semana de Moda MONEGRIN – Moda negra, indígena e periférica, da Kuya – Centro de Design do Ceará, respectivamente. A Feira acontece com apoio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza.

Ainda em uma perspectiva profissional, em parceria com a Secretaria do Trabalho (Set) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), a Secretaria dos Direitos Humanos realiza ação de cadastro de migrantes em banco de empregos no próximo dia 25/6. A atividade acontece na sede da Sedih, de 9h às 12h, a partir de agendamento prévio por meio do link: bit.ly/empregomigrantes.

Buscamos construir políticas públicas que contemplem os migrantes e os auxiliem na vida no Brasil.  Essa atuação é focada em garantir que os direitos humanos sejam também para os migrantes, dando condições para que eles possam construir uma vida digna no nosso Estado”, afirma a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.

SERVIÇO:

Feira Artesanato Warao
Fortalecendo o processo artesanal dos refugiados venezuelanos indígenas da etnia Warao

Data: 21/6
Horário: 9h às 17h
Local: Auditório Paulo Petróla – Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Av. Dr. Silas Munguba, 1700)
*Integrando a programação da Feira do Migrante da UECE

Data: 23/6
Horário: 10h às 16h
Local: Kuya – Centro de Design do Ceará (Rua Senador Jaguaribe, 323)
*Integrando a programação da Semana de Moda MONEGRIN – Moda negra, indígena e periférica

Ação de empregabilidade e regularização documental
Data: 25/6
Horário: 9h às 12h
Local: Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (R. Valdetário Mota, 970)
Link para agendar o atendimento: bit.ly/empregomigrantes