Sedih promove sessão de cinema adaptada em programação alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

27 de setembro de 2024 - 15:04 # # #

A inclusão plena das pessoas com deficiência vai muito além do acesso à saúde e requer espaço nas diversas esferas sociais. Acessibilizar a educação, o esporte, o lazer e a cultura também fazem parte dessa luta. Isso é possível através das políticas públicas que garantem a acessibilidade e a inclusão dessa população. 

No último dia 21 de setembro, foi celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Em alusão à data, a Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih) articulou a participação de pessoas com deficiência visual e com deficiência intelectual em uma sessão especial de cinema adaptada.

A programação realizada nesta quinta-feira (26), contou com a presença de pessoas assistidas pelo Instituto Hélio Góes e pela Associação Pestalozzi, que assistiram o filme “Saudade fez morada aqui dentro”, no Cinema do Dragão, em Fortaleza.

Idealizada pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência da Sedih, a ação aconteceu em parceria com o Cinema do Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult).

“Partimos da ideia de acessibilizar um momento de lazer para essa população. Isso é um ponto importante da luta da pessoa com deficiência, que tem, garantido por lei, o direito de acessar, com as devidas adaptações, espaços culturais”, reforça o coordenador de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Lucas Maia.