Sedih realiza 2º Encontro de Desenvolvimento Institucional e Planejamento Estratégico 

22 de novembro de 2024 - 16:11 # # #

Texto: Beatriz Belchior

Entre os dias 14 de outubro a 21 de novembro, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) realizou a Trilha dos Direitos Humanos – 2º Encontro de Desenvolvimento Institucional e Planejamento Estratégico.

Idealizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), o projeto proporcionou momentos de formação e integração da equipe da Sedih, com o objetivo de promover melhoria contínua nos processos de trabalho.

Em sua 2º edição, a Trilha dos Direitos Humanos iniciou com treinamento sobre o Sistema e-Parcerias, orientado pelo auditor de Controle Interno da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), José Mariano Neto.

Seguindo recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a equipe participou ainda de palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em paralelo com a Lei de Acesso à Informação (LAI), intitulada “Proteção de dados e informações sensíveis no setor público”. O momento foi conduzido pelo auditor de Controle Interno da CGE, João Ítalo Queiroz, visando contribuir com a  adequação da Secretaria às exigências da LGPD.

Dando continuidade às formações, a Sedih realizou um treinamento básico em Libras Instrumental para colabores de diversos setores. A iniciativa visa preparar a equipe para receber os surdos que buscam atendimento ou trabalham na Secretaria, promovendo uma comunicação mais humanizada e efetiva.

O encerramento do projeto aconteceu na última quinta-feira (21), com um dia de imersão com toda a equipe da Secretaria. A programação teve início com uma palestra da secretária Socorro França sobre os fundamentos dos direitos humanos. Em seguida, a Codip apresentou o desempenho e as expectativas do planejamento estratégico da Secretaria 2024-2027.

Ao fim da tarde, a equipe participou de uma oficina de planejamento, uma atividade prática para revisar os objetivos estratégicos e metas definidas no Planejamento Estratégico de 2024 e para os anos seguintes.

“Trabalhar na Secretaria dos Direitos Humanos é respeitar a Constituição de 1988. É respeitar a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essa é uma Secretaria que busca, através das políticas públicas, humanizar este país, a começar pelo nosso Estado. Um estado que é e vai continuar sendo vanguardista naquilo que é mais importante que é o respeito à dignidade humana”, afirmou a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.