Membros do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas (CEEDP) foram empossados na última terça-feira (21)

22 de janeiro de 2025 - 14:50 # # # #

Texto: Beatriz Belchior / Foto: Léo Albuquerque - PCCE

O Ceará tem se tornado referência nacional sendo pioneiro na criação de um Comitê Estadual de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas (CEEDP). Nesta terça-feira (21), novos membros do Comitê foram empossados para a gestão. Criado em 2022, o colegiado, vinculado à Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih), atua de forma intersetorial e participativa para discutir e acelerar soluções voltadas ao fenômeno do desaparecimento no estado. 

O diálogo entre as instituições presentes no Comitê permite a criação de novos caminhos para aproximar instâncias públicas e privadas visando buscas mais eficazes e o aperfeiçoamento de políticas públicas. Nesse sentido, o Comitê apresentou um relatório elaborado em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), com o objetivo de diagnosticar as fragilidades, para fortalecer e nortear a agenda de trabalho do colegiado.

“Precisamos desse olhar de inovação para efetivar o enfrentamento adequado ao desaparecimento de pessoas, e o Ceará tem exportado boas práticas referente a essa temática, servindo de exemplo para o Brasil”, ressalta a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.

O colegiado elegeu Hugo Porto, promotor de justiça e representante do Ministério Público do Ceará, como presidente para a gestão. “Estar à frente, na presidência desse Comitê, é uma honra. É motivo de muita alegria poder, como Ministério Público e, sobretudo, como cidadão, contribuir com algo tão necessário, que é essa nova política que estamos implementando no Ceará e está ganhando destaque nacional”, pontua Hugo.

Confira os novos membros empossados (2025-2027)

– Sérgio Pereira dos Santos (Titular) e Juliana Márcia Barroso (Suplente) – Representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS);

– Ricardo Goncalves Pinheiro (Titular) e Patricia Lopes Aragão (Suplente) – Representantes da Polícia Civil do Ceará (PCCE)

– Hugo Frota Magalhães Porto Neto (Titular) e Maria Carolina de Paula Santos Steindorfer (Suplente) – Representantes da Procuradoria Geral De Justiça do Ceará (PGJ CE)

– Mayane Emanuela Melo Lopes Martins (Titular) e Luís Humberto Nunes Quezado (Suplente) – Representantes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce)

– Mariana Lobo Botelho de Albuquerque (Titular) e Gina Kerly Pontes Moura (Suplente) – Representantes da Defensoria Pública do Ceará (DPCE)