Comitê estadual apresenta os avanços das políticas públicas para pessoas com deficiência no Ceará

11 de fevereiro de 2025 - 14:24 # # #

Texto e foto: Beatriz Belchior

Na manhã desta terça-feira (11), o Comitê Intersetorial de Governança dos Direitos da Pessoa com Deficiência se reuniu para apresentar as ações realizadas em 2024 para alcançar as metas do Novo Viver Sem Limite. Durante o encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), também foram debatidas as iniciativas previstas para serem executadas este ano, que estão em processo de articulação e elaboração.

Coordenado pela Sedih, o Comitê é composto por mais nove secretarias estaduais: Ciência, Tecnologia e Educação Superior; Cidades; Cultura; Educação; Esporte; Proteção Social; Saúde; Segurança Pública e Defesa Social; e Trabalho. As pastas integram uma atuação intersetorial a partir da adesão do Ceará ao Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, para dialogar e propor políticas públicas voltadas a esse público.

Por meio da articulação entre as setoriais que fazem parte do Comitê, o Governo do Estado investe em inclusão e acessibilidade nas diversas esferas sociais, para que todos possam exercer sua cidadania.

“Os avanços apresentados são resultado de um trabalho transversal que visa tornar o Ceará um estado cada vez mais humano”, afirma Lucas Mais, coordenador da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (COEPD), vinculada à Sedih.

Para este ano, o Comitê prevê a expansão de projetos vigentes e a criação de novas iniciativas. Cada Secretaria é responsável por inserir essa temática em suas ações, e juntas, debatem para sanar o capacitismo e promover acessibilidade social, arquitetônica e atitudinal em todo o estado.