Representantes da Secretaria dos Direitos Humanos tomam posse na Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou

27 de fevereiro de 2025 - 15:49 # # # # #

Texto e fotos: Beatriz Belchior

Novos representantes foram empossados na Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou (CEAWS), durante reunião realizada na tarde desta quinta-feira (27). As conselheiras Lúcia Alencar e Rebeca Vasconcelos, titular e suplente, respectivamente, passam a integrar o colegiado representando a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih).

Também foram empossados novos representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

“Desde 2002 esta Comissão promove justiça e fortalece a democracia no nosso estado. É preciso continuarmos com o trabalho que vem sendo feito para que o passado não ameace o nosso presente e o nosso futuro”, pontua a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.

A Comissão, vinculada à Sedih, atua há 23 anos com essa temática no Ceará e exerce a função de analisar e julgar os casos de denúncias de perseguições políticas em território cearense, no período de 1961 a 1979. Desde então, importantes nomes da luta pela democracia no estado foram anistiados.

Além disso, o colegiado cumpre um papel histórico relacionado aos casos de anistia, com disponibilização de informações para pesquisadores mediante solicitação e consulta de documentos históricos. 

Na ocasião, os membros também participaram de votação para definir o novo texto do regimento interno do Conselho. 

Novos conselheiros empossados

Representantes: Jânio Washington Camelo da Costa e Tiago Rolim Queiroz – Titular e suplente, respectivamente, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS);

Representante: Rafaela Cavalcante Lisboa – Titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag);

Representantes: Lúcia Rodrigues Alencar Lima e Rebeca de Vasconcelos Lima Maia – Titular e suplente, respectivamente, da Secretaria de Direitos Humanos do Ceará (Sedih)