Sedih participa de mutirão de acesso à cidadania voltado para mulheres da agricultura familiar em Monsenhor Tabosa

13 de março de 2025 - 15:57 # #

Texto: Beatriz Belchior

Durante os dias 11, 12 e 13 de março a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) participou do “Projeto Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural”, em Monsenhor Tabosa. A iniciativa visa garantir acesso à documentação básica cidadã às mulheres que trabalham com agricultura familiar no município, promovendo autonomia e alcance de políticas públicas. 

A população contou com a atuação itinerante do Centro de Referência em Direitos Humanos do Estado do Ceará – Dom Hélder Câmara (CRDH), que auxiliou na identificação de violações de direitos, com destaque para a violação de direitos sociais, e no encaminhamento para solicitação de documentos que possibilitam o acesso a direitos.

O Projeto é uma realização do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). No Ceará, está sendo coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), que já havia levado a ação para Salitre, no mês de fevereiro, e prevê realização em mais dois municípios cearenses: Paramoti e Caucaia.