Envelhecer com dignidade: Sedih promoveu ações de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra pessoas idosas
30 de junho de 2025 - 18:43 #envelhecer com dignidade #Junho Violeta #Pessoas Idosas
Texto: Gabriela Vieira
Ao longo do mês de junho, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) promoveu a campanha Junho Violeta – Envelhecer com Dignidade, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência contra pessoas idosas, e conscientizar sobre os direitos dessa população. A iniciativa integrou ações educativas, rodas de conversa e momentos de escuta ativa voltados tanto para a população idosa quanto para cuidadores e profissionais da rede de atendimento.
A última atividade da campanha aconteceu no sábado, 28 de junho, na Paróquia Cristo Rei, encerrando o mês com um encontro marcado por acolhimento e orientação sobre como combater violências, além de oficina sobre segurança digital, dando dicas para prevenir golpes.
A programação do mês contou com o lançamento da 3ª edição do Projeto Chá Tecnológico e Social Itinerante, uma iniciativa do Instituto IDEAR voltada à inclusão digital de pessoas idosas. No dia 13 de maio, o Dia D de Conscientização aconteceu na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, com atendimentos jurídicos, psicossociais, de saúde, beleza e bem-estar. Também foram realizadas ações educativas em espaços de circulação de pessoas idosas, com as Cozinhas do Ceará Sem Fome e unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
“A velhice precisa ser reconhecida como uma etapa da vida que merece respeito e cuidado. Nosso compromisso é garantir que cada idoso e idosa se sinta seguro e valorizado em sua trajetória, que nos ajudou a construir o presente que temos hoje”, afirmou a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.
A Secretaria reforça que a proteção da pessoa idosa é um dever coletivo, e que ações como o Junho Violeta contribuem para construir uma sociedade mais justa e inclusiva para todas as idades.