Sedih realiza eleição de novos representantes da sociedade civil na Coetrae-CE

1 de julho de 2025 - 18:35 # # #

Texto: Beatriz Belchior

Na tarde desta terça-feira (1), a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) realizou a eleição de seis novas instituições da sociedade civil que irão compor a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo do Estado do Ceará (Coetrae-CE), cada uma com representantes titulares e suplentes.

As vagas foram disputadas por entidades não governamentais, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e coletivos com atuação reconhecida na defesa, garantia ou promoção dos direitos humanos e na erradicação do trabalho escravo contemporâneo.

Foram eleitas para integrar a Comissão o Instituto Emprega Mais, o Instituto Viva Juventude e Direitos Humanos, o Instituto de Ativismo Comunitário (Rede Mobilize), a Comissão Pastoral da Terra, a Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares do Estado do Ceará (Renap CE), e a Federação dos Trabalhadores Rurais, Cultivadores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece).

Realizado de forma híbrida e seguindo as diretrizes estabelecidas no processo eleitoral previamente publicado em edital no site da Secretaria, o pleito fortalece o espaço de articulação e controle social da Comissão. 

O colegiado, vinculado à Sedih, reúne representantes do poder público e da sociedade civil na missão conjunta de prevenir e combater o trabalho análogo à escravidão no Ceará.