Sedih participou de Congresso Internacional de Migração e Refúgio realizado pela Cáritas Brasileira
26 de setembro de 2025 - 15:40 #caritas #congresso #Migração #Migrantes #refugiados #refúgio
Texto: Gabriela Vieira

De 22 a 25 de setembro, o I Congresso Internacional sobre Migração e Refúgio, promovido pela Cáritas Brasileira, aconteceu em Foz do Iguaçu, no Paraná. A Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) participou da iniciativa, que teve como tema “Esperança em Movimento”.
O evento reuniu cerca de 250 participantes, entre representantes de países da América Latina e da Europa. A Sedih esteve representada pela supervisora Jamina Teles, que apresentou o trabalho exitoso da setorial no que tange à migração e refúgio, inclusive com o estabelecimento de uma Política Estadual para Migrantes, Refugiados e Apátridas e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Ceará
A experiência do Estado do Ceará, que desde 2019 atua diretamente com esses temas de forma estruturada, foi compartilhada na mesa “Diálogos do Caminho 3: O lugar da incidência na construção de políticas migratórias no Brasil”. O Ceará é o único Estado do país que conta com duas unidades do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM): uma no aeroporto e outra na rodoviária de Fortaleza. Somente de janeiro a agosto de 2025, 495 migrantes foram beneficiados com atendimentos realizados pela Sedih.
Durante o evento foi realizada ainda a reunião anual do Fórum Nacional de Conselhos e Comitês Estaduais para Refugiados, Apátridas e Migrantes (FONACCERAM), ao qual a Secretaria faz parte.