Pessoas idosas participaram de dia de serviços e atividades na Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih)

1 de outubro de 2025 - 15:28 # #

Texto: Gabriela Vieira / Fotos: Helene Santos

Celebrando o Dia Internacional da Pessoa Idosa, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará realizou programação especial na sede da pasta, em Fortaleza. Reunindo cerca de 500 pessoas idosas, o evento alusivo ao Outubro Prateado, proporcionou serviços diversos, além de atividades culturais e educativas, fortalecendo os direitos da pessoa idosa.

Temos aqui na Sedih um trabalho fantástico com foco na pessoa idosa e estamos preparados para esse atendimento. Nesse momento queremos chamar a atenção de todos para que não nos descuidemos da pessoa idosa, afinal foi ela que trabalhou, no passado, para que hoje tivéssemos um presente inclusivo”, afirmou Socorro França, secretária dos Direitos Humanos. 

Os participantes contaram com serviços do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), da Defensoria Pública do Estado (DPCE), do SINE/IDT, avaliação odontológica (ODONTOSESC), emissão da Carteira Nacional de Identificação (PEFOCE), além de orientações jurídicas (UNIFOR), previdenciárias (INSS) e de empreendedorismo (ALECE), entre outras atividades.

Aqueles que participaram do projeto Educação 60+ ao longo do ano, parceria da Sedih com o Senac para oferta de cursos da área de tecnologia e também de artesanato, receberam os certificados durante a programação. O momento solene contou ainda com a presença da defensora pública Amélia Rocha, que apresentou palestra sobre superendividamento e como se prevenir.

Os projetos beneficiados pelo Fundo Estadual do Idoso do Ceará (Feice) marcaram presença na programação, expondo materiais que são fruto do trabalho realizado nas instituições. Já o Projeto Chá Tecnológico, voltado à inclusão digital da pessoa idosa e executado pelo Instituto Idear com recursos do FEICE, promoveu aula inaugural de nova turma durante a programação deste dia 1º.  

 

“Celebramos hoje os avanços nas conquistas das políticas públicas. Ofertamos vários serviços neste dia de hoje, e é isso que queremos: continuar dialogando com as pessoas idosas do nosso Estado e fortalecendo ”, celebrou a coordenadora de políticas públicas para pessoas idosas da Sedih, Vyna Leite.