Sedih recebe Secretaria de Direitos Humanos do Crato para debater prevenção e combate ao trabalho análogo à escravidão
29 de outubro de 2025 - 14:43 #Cariri #Dignidade #Trabalho análogo à escravidão
Texto e foto: Beatriz Belchior

A Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) recebeu, nesta quarta-feira (29), a Secretaria de Direitos Humanos do Crato para uma reunião de alinhamento interinstitucional voltada à prevenção e ao combate ao trabalho análogo à escravidão nos municípios na região do Cariri. O encontro foi realizado de maneira híbrida, na sede da pasta em Fortaleza.
O momento contou com a presença da secretária de Direitos Humanos do Crato, Zuleide Queiroz, e reuniu ainda representantes do Ministério Público do Ceará (MPCE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública do Ceará (DPCE), Defensoria Pública da União (DPU), Escritório Frei Tito de Direitos Humanos, Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) e do Núcleo de Educação e Promoção da Igualdade Racial (Nupir), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro do Norte (Sedest).
A mobilização reforça o combate ao trabalho análogo à escravidão nos municípios do Crato e Juazeiro do Norte, trazendo à tona a necessidade de estratégias conjuntas de órgãos públicos e entidades parceiras, com foco na proteção imediata das vítimas, na responsabilização dos envolvidos e na prevenção de novas ocorrências.
Durante o encontro, as equipes discutiram medidas para o acompanhamento sistemático dos casos e o fortalecimento de políticas públicas que garantam alternativas dignas de inserção social e no mercado de trabalho às pessoas resgatadas.