Sedih debate ações de justiça restaurativa, mediação de conflitos e cultura de paz com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS)
31 de outubro de 2025 - 17:40 #Cultura de Paz #Justiça Restaurativa #Mediação #SSPDS
Texto: Gabriela Vieira / Fotos: Denilson Araújo - SSPDS

Nesta sexta-feira (31), a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) debateu a realização de ações no âmbito da justiça restaurativa, mediação de conflitos e cultura de paz com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). Com a reunião, objetiva-se construir conjuntamente a realização de uma atividade específica de formação sobre essa temática, voltada aos agentes de segurança, que deve ocorrer na Semana da Justiça Restaurativa, a ser realizada em novembro.
“Temos um trabalho muito forte com a justiça restaurativa, a mediação de conflitos e a cultura de paz, tanto no âmbito das ações específicas da Sedih, como do colegiado. Neste momento queremos ir além com essa atuação, que já é forte em espaços como o judiciário e as escolas, e chegar na segurança pública”, afirmou a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, defendeu a integração entre as pastas: “A casa da Segurança Pública é a casa dos Direitos Humanos. Afinal, temos o mesmo objetivo de proteger as vidas e respeitar a dignidade humana”, pontuou.

Realizado na sede da SSPDS, o encontro contou com participação dos representantes do Ministério Público do Ceará (MPCE), Elizabeth Almeida, da Secretaria da Proteção Social (SPS), Cristiane Holanda, e da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), Nartan Andrade, no Conselho Interinstitucional de Justiça Restaurativa, Mediação de Conflitos e Cultura de Paz, correalizadores da Semana.
Participaram da reunião ainda, representando a Sedih, Hilton Cohen, coordenador jurídico, e Nádia de Paula, coordenadora de Justiça Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz. Representando a SSPDS, participaram: o Secretário Executivo de Ações Integradas e Estratégicas, Sérgio Santos, o Diretor geral da Academia estadual de segurança pública, Leonardo Barreto, o gestor da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da SSPDS, tenente-coronel BM Vanderlan Carvalho, o assessor jurídico, Hiro Porto e o representante da Assessoria de Apoio à Gestão Superior (AAGS) da SSPDS, Major PM Alano Timbó.
