Ceará inicia Semana da Justiça Restaurativa com programação e debates sobre cultura de paz
25 de novembro de 2025 - 10:35 #Cultura de Paz #Justiça Restaurativa #mediação de conflitos #semana da justiça restaurativa
Texto e foto: Beatriz Vasconcelos

Começou na tarde desta segunda-feira (24) a Semana da Justiça Restaurativa, que segue até o dia 28 de novembro com uma série de ações voltadas ao diálogo, ao fortalecimento da cultura de paz e à construção coletiva de soluções. A iniciativa é realizada pelo Conselho Interinstitucional de Justiça Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz, integrado pela Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) e outras instituições parceiras.
A programação teve início com a palestra “O que me motiva a continuar”, ministrada pelo coordenador técnico do Basquete Cearense e idealizador da metodologia de ensino humanizado do basquetebol (Método Bial), Alberto Bial, na Sedih, no bairro José Bonifácio, em Fortaleza. A atividade contemplou o público formado por reeducandos em cumprimento de serviços comunitários, encaminhados pela Justiça Federal do Ceará.
Ao longo da semana, as atividades se dividem entre ações destinadas a públicos específicos e encontros abertos à população, com foco na promoção da Justiça Restaurativa em diferentes contextos sociais.
A primeira atividade aberta ao público será nesta terça-feira (25), às 19h, com a Roda de Conversa “Cultura de Paz e Sustentabilidade: o planeta como território de convivência e cuidado”, no Centro Universitário Farias Brito (FBUni), no bairro Varjota, em Fortaleza. O encontro conta com a participação do superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), João Alfredo Telles Melo, e do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (IPPLAN), Artur Bruno. O debate visa refletir sobre práticas sustentáveis e relações mais cuidadosas com a vida em suas múltiplas formas.
Já nos dias 26 e 27 de novembro, a Sedih será palco do Seminário Justiça Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz. Realizado pela Sedih e pelo Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará (PReVio), o evento também é aberto ao público e conta com certificação da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE). Durante a programação, especialistas irão promover reflexões sobre práticas restaurativas, mediação de conflitos e ações que contribuam para superar o paradigma da violência. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: bit.ly/seminariojusticarestaurativa.
Encerrando a semana, nesta sexta-feira (28), às 9h, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) recebe a atividade “Justiça Restaurativa nas Forças de Segurança”, direcionada exclusivamente a agentes de segurança pública.
Serviço
Semana da Justiça Restaurativa
24 a 28 de novembro
Palestra: “O que me motiva a continuar”, com Alberto Bial
Data: 24/11
Horário: 14h
Local: Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) Rua Assunção, 1100 – José Bonifácio, Fortaleza/CE
*Ação destinada a reeducandos encaminhados pela Justiça Federal/CE
Roda de Conversa – Cultura de Paz e Sustentabilidade
Data: 25/11
Horário: 19h
Local: Centro Universitário Farias Brito (FBUni) – Rua Castro Monte, 1364 – Varjota, Fortaleza/CE
*Aberta ao público
Seminário Justiça Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz
Data: 26 e 27/11
Horário: 8h
Local: Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) Rua Assunção, 1100 – José Bonifácio, Fortaleza/CE
*Aberto ao público
Inscrições gratuitas: bit.ly/seminariojusticarestaurativa
Justiça Restaurativa nas Forças de Segurança
Data: 28/11
Horário: 9h
Local: Centro Integrado de Segurança Pública (CISP)
*Ação destinada a agentes de segurança pública