Delegação cearense participou da 6ª Conferência Nacional da Pessoa Idosa, realizada em Brasília
19 de dezembro de 2025 - 12:00 #conferência nacional #Pessoa Idosa
Texto: Gabriela Vieira / Fotos: MDHC

De 16 a 19 de dezembro, 30 delegados cearenses participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro, realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), aconteceu em Brasília e contou com participantes de todo o país para debater a pluralidade e o respeito no processo de envelhecimento.
A programação nacional envolveu discussões realizadas em eixos com temáticas diversas, gerando trocas de experiências e desenvolvimento de propostas que fortaleçam as políticas públicas de atenção à pessoa idosa, seja no enfrentamento à violência, ou na garantia de participação social.
A coordenadora de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas da Sedih, e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDI/CE), Vyna Leite, representou a setorial no encontro. “Participamos de um histórico momento de integração entre estados de todo Brasil. A presença do estado do Ceará na 6° CONADIPI reforça nosso compromisso para a construção de políticas públicas voltadas à população idosa de todo país”, afirmou Vyna.

O tema da Conferência, “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade, Direitos e Participação”, guiou também a etapa estadual, que aconteceu em Fortaleza nos dias 11 e 12 de agosto. A Conferência Estadual, realizada pela Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) contou com a presença de representantes de 150 municípios cearenses.