Mutirão da Trabalhadora Rural chegou a Independência: Centro de Referência em Direitos Humanos realizou atendimentos no município

23 de dezembro de 2025 - 13:06 # # #

Texto: Gabriela Vieira

Nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) participou de mais uma edição do Mutirão de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural, desta vez no município de Independência. 

O Mutirão de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural tem como objetivo assegurar condições essenciais para que as mulheres do campo possam exercer plenamente seus direitos, por meio do acesso a documentos indispensáveis e a serviços públicos básicos.

A ação integra o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, do Governo Federal, por meio da Subsecretaria de Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/CE). A iniciativa contou com a parceria do Governo do Estado do Ceará, prefeituras municipais, movimentos sindicais rurais e organizações sociais.

Durante o evento, a equipe do Centro de Referência em Direitos Humanos Dom Helder Câmara (CRDH) prestou atendimentos diretos à população, contribuindo para ampliar o acesso das mulheres rurais e de suas famílias às políticas públicas e a direitos fundamentais, fortalecendo a inclusão social e a cidadania.