Sedih participa de workshop sobre saúde mental e apoio psicossocial a familiares de pessoas desaparecidas

29 de janeiro de 2026 - 15:44 # # # #

Texto e foto: Ascom Sedih

A Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) participou do III Workshop “Avaliação de Necessidades e Construção de Matrizes de Intervenção em Saúde Mental e Apoio Psicossocial (SMAPS)”, com foco na qualificação do atendimento e na sensibilização de profissionais que atuam no acompanhamento de familiares de pessoas desaparecidas no Ceará. O evento foi realizado no dia 26 de janeiro, no Auditório Waldir Arcoverde, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Fortaleza.

A Sedih integrou a mesa de abertura do workshop, idealizado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Durante o workshop, a participação da Secretaria teve como ponto central a apresentação e análise das principais necessidades dos familiares de pessoas desaparecidas, a partir dos atendimentos realizados pelo Núcleo de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas (NEDP), vinculado à pasta.

O encontro reuniu instituições que compõem a Rede Especializada de Acompanhamento de Familiares de Pessoas Desaparecidas do Ceará, entre elas o Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVV) da Sedih, reforçando o compromisso institucional com a pauta dos direitos humanos e com o cuidado às famílias afetadas pelo desaparecimento de entes queridos.

As reflexões foram organizadas em eixos que abordaram o trabalho institucional desenvolvido pelo Núcleo; o direito à informação e ao saber; as necessidades psicológicas e emocionais decorrentes da incerteza e do sofrimento prolongado; as demandas jurídicas e burocráticas relacionadas aos procedimentos legais; as necessidades materiais e econômicas resultantes do impacto financeiro do desaparecimento; e as necessidades sociais, como apoio comunitário, fortalecimento de redes de proteção e inclusão em políticas públicas.

O workshop teve como objetivo principal sensibilizar os profissionais que atuam na área da saúde para a importância dos atendimentos e acompanhamentos voltados aos familiares que buscam apoio psicológico, com destaque para a saúde mental e o apoio psicossocial no enfrentamento das consequências do desaparecimento de pessoas.